sábado, 28 de agosto de 2010

Degeneração proteica...

Ocorre com o acumulo de proteínas ou alterações no metabolismo proteico. Classificada como: Tumefação turva, degeneração hidrópica, gota úrica, degeneração hialina, são exemplos desse tipo de degeneração.

TUMEFAÇÃO TURVA E DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA QUAL A DIFERENÇA??: São quase a mesma coisa em seus efeitos, mas para alguns autores a tumefação turva se diferencia por ser causada por vírus. O que acontece é o acumulo de água na célula por falta de metabolismo protéico, pois a queda desse metabolismo protéico ou mesmo do metabolismo energético, causa uma queda da produção de energia da célula e uma das primeiras funções celulares a serem afetadas é a bomba de sódio e potássio, caso não funcione como deveria se desenvolve um desequilíbrio osmótico, levando ao acumulo de água na célula. Lembrando que na maioria das células 80% da energia celular é direcionada para manter a bomba de sódio e potássio. Por exemplo na degeneração hidrópica dos hepatócitos, eles acumulam água por causa da hipoxia que leva a  queda de energia, causando alteração da bomba de sódio e potássio como já explicado. Estas células enchem de água e ficam mais claras.

Na degeneração hialina se acumulam proteínas tanto no interior da célula como fora. Por exemplo no caso da proteínuria( proteínas aparecendo na urina)  e passa proteínas quando não devia passar pelo glomérulo renal, as células do tubulo contorcido proximal absorvem proteínas que passaram pelo glomérulo, no intuito de direcionar essas proteínas para o sangue novamente e essa absorção causa degeneração hialina nas células do tubulo, pois fazem uma função que normalmente não lhes cabe fazer, assim acumulam proteínas. A hipertensão também pode acumular  proteínas causando degeneração hialina, a alta pressão do sangue força entrada de proteínas nas células do endotélio( células que formam as paredes dos vasos), causando espessamento na túnica média do vaso.


.

Degeneração gordurosa...

A degeneração gordurosa ocorre quando a célula parenquimatosa acumula gordura causando degeneração das funções celulares.

*Observação:  Célula parenquimatosa: É a célula especializada do tecido.
Estroma: Células que dão suporte ao tecido.

Quando a célula aumenta o tamanho pelo acumulo de gorduras, pode ocasionar redução do fluxo de sangue  e ficando mais sensíveis a substâncias lipossolúveis com tendência a reter estas substâncias.

A desnutrição protéica é um exemplo de uma causa que leva a degeneração gordurosa, a gordura é de característica apolar, mas o sangue é polar. Pela lei química apolar dissolve apolar e polar dissolve polar, assim apolar não se mistura com polar, isso seria um grande problema para a fisiologia do organismo, caso não existissem as lipoproteínas. Na engenharia do nosso corpo esse problema foi calculado, assim pessoas com saúde produzem estas lipoproteínas no fígado, que variam de acordo com a densidade, desde os quilomícrons até moléculas LDL(baixa densidade proteica) e HDL(alta densidade proteica), funcionam como transportadores da gordura pelo sangue, possuindo uma parte polar sendo a parte proteica que permite interação com o sangue, permitindo certa solubilidade e outra parte apolar para carregar o lipídio. Para o fígado fabricar essas lipoproteínas é preciso que a pessoa se alimente de proteínas, caso ocorra desnutrição protéica grave o organismo não produz as lipoproteínas como deveria, logo neste caso as gorduras tendem a se acumular nas células hepáticas do fígado(hepatócitos), pois a gordura vinda da alimentação passar pelo fígado para que ele empacote nas lipoproteínas e de lá vão os lipídios para todo o corpo, o fígado então fica gorduroso isso se chama esteatose hepática.

Histologicamente se pode observar o acúmulo de gorduras na célula de forma microvesicular( pequenas gotículas de gordura) ou macrovesicular( gotículas maiores). Na prática se observa que o padrão microvesicular esta associado a problemas mais graves.

A degeneração gordurosa pode ser:

ESTEATOSE : Triglicerídeos se acumulam( aspecto de bolhas ou vesículas)
LIPOIDOSE : Outro tipo de gordura se acumula( aspecto de cristais)

sábado, 21 de agosto de 2010

Necrose

O que vem a ser necrose??  Quando se diz que ocorreu morte celular em determinado tecido, significa dizer que também esta necrótico? Não e a explicação é simples, se uma pessoa morre de parada cardíaca por exemplo, assim que  morre visivelmente  não tem aspectos de um cadáver, mas com o passar do tempo o corpo entra em degeneração, o mesmo vale para a célula, quando se recolhem células de um tecido que acabou de morrer  pra analisar histologicamente não verá diferenças em um microscópio comum. Mas com o passar do tempo essa oncose ou morte celular vai ficar visível histologicamente também e quando isso ocorre é porque o tecido entrou em necrose.

Logo a necrose é quando a morte celular esta visível. Todo tecido necrosado esta morto, mas nem todo tecido morto esta imediatamente necrosado. 

A necrose sempre decorre de uma lesão irreversível, a aparência do tecido que se atribui a necrose decorre de dois fatores: digestão enzimática celular e desnaturação das proteínas. As enzimas catalíticas tem origem nos próprios lisossomas das células mortas  autólise,  ou dos lisossomas de leucócitos que vem limpar o tecido nesse caso é heterólise. A necrose é um processo que leva horas.

Oncose e Apoptose!?

A descoberta da apoptose é recente para a nossa arte científica, vamos agora observar as diferenças básicas entre oncose(morte celular) e apoptose( morte programada??ou ultra-diferenciação celular?!) vejamos abaixo:

Oncose                                       Apoptose

1.Destruição sem energia           1.Gasta energia para o processo
2. Inflamação                             2. Sem inflamação
3. fagocitose pra "limpar"            3. fagocitose induzida por flip-flop(inversão das membranas)

Podemos concluir  que na oncose a célula sofre lesão, suas funções decaem até entrar em degeneração, não é preciso que a célula gaste energia neste processo, quando degenera o material que resta sempre causa inflamação por sua própria constituição bioquímica  criando esse tipo de reação.

Mas na apoptose estão envolvidos genes que estão sendo investigados e em si mesmo a apoptose resulta de uma série de eventos que gastam energia, gerados por determinados estímulos. Durante a apoptose a célula produz corpúsculos apoptóticos, pequenos pedaços de si mesma,  destinados a uma fagocitose especial, no qual ocorre o flip-flop da membrana plasmática,  se trata de inversão das camadas internas e externas, o fosfolipídio vira das camadas internas com a finalidade do reconhecimento precoce de células mortas por macrofágos e células adjacentes para a fagocitose, evitando liberação de restos celulares pró-inflamatórios. Reduzindo ao mínimo danos para o tecido circundante. O conceito de morte celular também esta sendo substituído por ultra-diferenciação celular, pois são os mesmo genes envolvidos na apoptose e diferenciação celular.

sábado, 14 de agosto de 2010

Lesão celular...

Vamos agora estudar um dos pontos básicos da patologia o mecanismo de lesão celular:

A célula esta sujeita a receber estímulos constantemente levando para uma adaptação que não é lesão ainda, a hipertrofia  é um exemplo de adaptação, produção de melanina após a exposição da pele ao sol é um outro exemplo. Porém se este estímulo for intenso demais a célula apresenta incapacidade pra se adaptar, então se inicia a LESÃO. Que começa com alterações subcelulares, esta lesão pode ser REVERSÍVEL ou IRREVERSÍVEL. Voltando a exposição ao sol, quando se anda rapidamente no sol e depois se protege em algum lugar, ou seja, exposição rápida. Nesta exposição as células sofreram lesão, mas reversível, retirou-se a causa em tempo e a lesão não se tornou irreversível. Mas se o estímulo fosse mais prolongado, a exposição fosse maior, ultrapassaria o PONTO DE IRREVERSIBILIDADE. Tornando-se uma lesão irreversível e levando a ONCOSE(morte celular).

* Aqui vale uma obsevação da diferença dos termos ONCOSE e APOPTOSE. Nos dois casos ocorre morte celular, mas na oncose tem como causa uma lesão, na apoptose a causa é uma programação celular, ou planejamento, como vamos aprofundar mais em futuras postagens.

A medida que a lesão celular reversível  vai aumentando a função celular vai caindo. A lesão começa a nível ultra-estrutural( perceptível apenas em microscópio eletrônico,alterações mitocondriais por exemplo), depois de um tempo a nível de microscopia comum e só então depois a nível macroscópico, exemplo ao se bronzear no sol e horas depois se observa a queimadura.

* Aqui vão alguns termos dignos de atenção em microscopia:
Cariólise_ quebra do núcleo
Cariorrexe_ fragmentação do núcleo

Concluindo o estímulo pode ser físico, químico e etc. Este estímulo de alguma forma interfere na produção de ATP(molécula de energia da célula), sem energia as funções celulares vão cair e então necrose. Por exemplo um tecido com isquemia( sem circulação adequada de sangue) , não vai ter oxigênio suficiente que é necessário para produção de ATP. A falta de oxigênio induz as mitocrôndias( usinas celulares de energia), a dispararem substâncias  pra induzir a apoptose.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O que ser patologia????

Se observarmos a etimologia da palavra pathos(doença), logia (estudo), afirmaremos que a patologia se encarrega de estudar as causas da doença, seu mecanismo e as alterações da função e  forma de determinado sistema, órgão, tecido ou célula que esteja em condição patológica. Logo existem quatro pilares principais da patologia:  CAUSA, MECANISMO, FUNÇÃO E FORMA.

ORDEM/CAOS:  A entropia é um estado de desorganização geral que existe e aumenta no universo. Todo organismo ou mesmo célula vai contra a entropia para manter a homeostasia(equilíbrio interno), ou seja, a entropia procura criar um grau de desordem universal, a célula enquanto viva vai contra a lei de entropia e não esta em equilíbrio com seu ambiente, para manter essa condição ela precisa gastar muita energia. Sem energia o caos se instala na célula.

Para se ter um bom entendimento de patologia é indispensável ter como requisito conhecimentos de fisiologia. É preciso entender como o corpo funciona em seu estado normal, para compreender os mecanismos de alteração dessas funções.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Objetivo do blog

Este blog tem como objetivo apresentar conceitos básicos de patologia e mostrar os avanços mais recentes nas pesquisas ,  avaliando o impacto dessas pesquisas em seu potencial para mudar o padrão de  doenças que hoje são consideradas incuráveis. Por exemplo o câncer, pelo que sabemos  pode ser induzido ou herdado.

Câncer é uma mutação genética nos oncogenes, esses genes regulam a divisão celular e podem perder  o controle, vários agentes  induzem essa alteração, como  substâncias no cigarro, álcool, ou radiação solar, produtos químicos, vírus e etc.

Essa alteração no DNA  também poderia ser herdada, logo a causa é genética.

A cura para o câncer  esta próxima, pois se fatores externos alteram esses genes. Logo fatores externos também podem inibir esses genes, basta investigar quais as melhores substâncias,  a solução talvez esteja nas sofisticadas técnicas de manipulação do DNA, pois hoje em dia podemos manipula-lo,  o esforço esta em desenvolver e aperfeiçoar essas técnicas.