A inflamação possui alguns personagens:
Células endoteliais( células que foram a parede dos vasos): Expressam ligantes , função de revestimento do vaso, produzem substâncias que alteram o vaso.
Outros personagens atuam dentro do vaso como plaquetas, monócitos, linfócitos, proteína, leucócitos e hemácias. O papel das hemácias é capturar imunocomplexos que de outra forma se acumulariam nos tecidos e causariam danos, as hemácias carregam até o baço onde lá os imunocomplexos são removidos do sangue. Os mastócitos causam reações rápidas, por exemplo ao contato com poeira e se espirra rapidamente é o mastocito que libera histamina e outros componentes causando vasoespasmo.
Como já foi evidenciado a inflamação envolve um processo vascular ou melhor alterações vasculares, incluem alteração do fluxo de sangue, do calibre do vaso, permeabilidade e resposta nos vasos linfáticos.
Existe algo chamado TRÍADE DE LEWIS para os eventos iniciais da inflamação o primeiro processo que ocorre é uma rápida vasoconstrição transitória em seguida surge vasodilatação de arteríolas provocadas por mastócitos e isso leva ao aumento da permeabilidade vascular.
A inflamação se processa a nível de microcirculação: arteríolas, vênulas e capilares.
O sistema é arteríola-capilar-vênula. Pela arteríola sai água para o interstício por pressão hidrostática, depois essa água volta para a vênula por pressão coloidosmótica, retorna cerca de 95% de água, os outros 5% de água que ficaram no interstício é drenado pelo sistema linfático. Na inflamação pelas alterações ampliadas no vaso ocorre perda de proteínas para o interstício, isso causa edema, pois o liquido não retorna. O aumento da permeabilidade faz a protéina sair. Sempre que for possível reduzir o edema é positivo para o paciente.
Causas do aumento da permeabilidade: Remoção das células endoteliais, afrouxamento das ligações nas células endoteliais, onde a histamina contribui.