A inflamação pode ser conceituada como uma resposta fisiológica que sempre acontece em nível basal, mas as vezes essa resposta ocorre com exagero.
A inflamação possui alguns sinais universais:
1- Dor: Explicada pela liberação de bradicinina durante a resposta inflamatória o que baixa o limiar para os receptores da dor, lembrando que o edema faz pressão e estimula também a dor.
2- Calor: Com o aumento da circulação na área inflamada o sangue que vem quente da temperatura interna do corpo leva essa temperatura ao local inflamado. E também o aumento do metabolismo termina por aumentar a temperatura.
3- Rubor ou eritema: Causado pela vasodilatação o que deixa a área inflamada avermelhada.
4- Tumor ou edema: Lembrando que nem sempre a palavra tumor esta associado a neoplasia neste caso é sinônimo de edema isso ocorre na inflamação através do extravasamento de liquido do plasma para o interstício.
Como se pode observar a inflamação é um fenômeno essencialmente vascular, ocorre em áreas vascularizadas, especificamente no conjuntivo.
Tratar uma inflamação é remover a causa e não dar apenas um antiinflamatório, pois a inflamação leva a perda da função o que é outro sinal da inflamação, por exemplo um dente inflamado faz mastigar com o outro lado e não usa o lado inflamado.
Alguns termos:
Trogocitose: Processo pelo qual linfócitos capturam fragmentos da membrana citoplasmática de células apresentadoras de antígeno expressando seus antígenos.
Inflamação aguda: Possui sintomatologia se estabelece rápido por curto período. geralmente estão envolvidos neutrófilos e eosinófilos.
Inflamação crônica: Não apresenta muita sintomatologia estão envolvidos macrófagos e linfócitos.
Abscesso: Conjunto de pus dentro do tecido é preciso fazer drenagem.
Celulite: Quando o pus esta espalhado
Fibroedama gelóide: É o que se pensa ser celulite, geralmente causa de muita preocupação da estética feminina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário