sábado, 25 de setembro de 2010

Introdução a inflamação e alguns termos úteis

A inflamação pode ser conceituada como uma resposta fisiológica que sempre acontece em nível basal, mas as vezes essa resposta ocorre com exagero.


A inflamação possui alguns sinais universais:

1- Dor: Explicada pela liberação de bradicinina durante a resposta inflamatória o que baixa o limiar para os receptores da dor, lembrando que o edema faz pressão e estimula também a dor.

2- Calor: Com o aumento da circulação na área inflamada o sangue que vem quente da temperatura interna do corpo leva essa temperatura ao local inflamado. E também o aumento do metabolismo termina por aumentar a temperatura.

3- Rubor ou eritema: Causado pela vasodilatação o que deixa a área inflamada avermelhada.

4- Tumor ou edema:  Lembrando que nem sempre a palavra tumor esta associado a neoplasia neste caso é sinônimo de edema isso ocorre na inflamação através do extravasamento de liquido do plasma para o interstício.


Como se pode observar a inflamação é um fenômeno essencialmente vascular, ocorre em áreas vascularizadas, especificamente no conjuntivo.

Tratar uma inflamação é remover a causa e não dar apenas um antiinflamatório, pois a inflamação leva a perda da função o que é outro sinal da inflamação, por exemplo um dente inflamado  faz mastigar com o outro lado e não usa o lado inflamado.

Alguns termos:

Trogocitose: Processo pelo qual linfócitos capturam fragmentos da membrana citoplasmática de células apresentadoras de antígeno expressando seus antígenos.

Inflamação aguda:  Possui sintomatologia se estabelece rápido por curto período. geralmente estão envolvidos neutrófilos e eosinófilos.
 
Inflamação crônica: Não apresenta muita sintomatologia estão envolvidos  macrófagos e linfócitos. 

Abscesso: Conjunto de pus dentro do tecido é preciso fazer drenagem. 

Celulite: Quando o pus esta espalhado

Fibroedama gelóide: É o que se pensa ser celulite,  geralmente causa de muita preocupação da estética feminina.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário