sábado, 4 de setembro de 2010

Calcificação patológica

Quando ocorre calcificação em tecidos não osteóides a isso se denomina calcificação patológica que pode ser de dois tipos distrófica e metastática.

A calcificação distrófica sempre acontece como efeito de uma lesão ou necrose  por exemplo uma lesão na mama pode gerar calcificação,  ocorrendo no músculo e em diversos tecidos.

Mas na calcificação metastática ela ocorre sem ter como causa uma lesão, o tecido se encontra  normal e apresenta como causa da calcificação a hipercalcemia( cálcio elevado no sangue).

Trata-se do seguinte sempre a calcemia (quantidade de cálcio no sangue) é baixa, muito baixa, mas mesmo assim com esta concentração tão baixa o organismo produz ossos e dentes. Em um organismo sadio as  células possuem mecanismos que evitam a calcificação de tecidos não osteóides, esses mecanismos podem ser anulados ou por uma lesão nas células, ou por hipercalcemia e esta tem como causa,  uma absorção intestinal de cálcio aumentada ou um aumento da reabsorção óssea. Um excesso de paratormônio  produzido nas paratireóides pode levar a hipercalcemia, pois a função desse hormônio é retirar cálcio dos ossos para o sangue quando a calcemia cai. Logo o hiperparatireoidismo leva a excesso de paratormônio causando aumento da calcemia favorecendo assim calcificações em outros tecidos do corpo, do tipo metastática. 

Uma lesão renal pode levar a hipercalcemia por paratormônio, o mecanismo é o seguinte com a lesão renal, o rim não produz vitamina D adequada, a absorção de cálcio no intestino fica comprometida com a lesão renal, o rim também aumenta sua excreção de cálcio, assim como retém fósforo, a concentração de fosfato no sangue fica alto enquanto cálcio cai. A glândula paratireóide analisa a relação no sangue de cálcio e fosfato, quando esta relação é alterada, então a liberação de paratormônio é ativada, neste caso com quebra da relação ocasionada pela lesão renal, gerou um aumento da produção de paratormônio o que leva a hipercalcemia e favorecendo a calcificação metastática.

A calcificação também pode ser idiopática, ou seja, sem causa elucidada,  pode acontecer em qualquer músculo, embora mais frequente  no quadríceps. Na calcificação iatrogência se injeta cálcio no paciente pra tratar  alguns tipos de tumores, apresentando como efeito na maioria das vezes calcificação na derme.

2 comentários:

  1. tenho problemas nos calcanhares.esporao nos calcanhares e ta formando mais um tornozelo, e o osso do calcanhar ta crecendo para baicho. enfim ta calcificando pra todos os lados.to sabendo que e calcificaçao.como redusir isso? ou oque tomar pra evitar essas calcificaçoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo o melhor a se fazer é procurar um médico. Seria impossível para qualquer um te orientar através da internet. Seria necessário ver radiografias,entre outros exames. Vá a um médico especialista na área.

      Boa sorte!

      Excluir