sábado, 11 de setembro de 2010

Envelhecimento celular

Praticamente vamos ver 4 fatores como causa onde pode atuar um ou mais desses fatores ao mesmo tempo, ou todos eles atuando para promover o processo ao qual chamamos de envelhecimento celular, o qual sempre foi e ainda é motivo de intensa pesquisa.

E a grande indagação relacionada a este tema, o envelhecimento celular é causado por motivos de desgaste ou é algo biologicamente programado????

As 4 causas principais que as pesquisas atuais apontam se referem a QUESTÃO DO TELÔMERO, AOS GENES RELÓGIO, EVENTOS METABÓLICOS E CAPACIDADE DE REPARO METABÓLICO REDUZIDO,  vamos então abordar com mais profundidade as citadas causas:

TELÔMERO: Trata-se de sequência de D.N.A repetitivo  localizado nas extremidades dos cromossomos, assim como envolvendo essas extemidades como uma "capa protetora" sem conteúdo genético de transcrição  é  D.N.A, mas não é codificante. O telômero evita a fusão dos cromossomos o que seria bastante inapropriado, pois causaria anomalias genéticas graves e a cada divisão celular ocorre perda de um pouco de D.N.A e isso ocorre nas extremidades, assim a cada divisão celular se perde um pedaço do telômero, até certo ponto isso não causa anomalias, pois como foi dito o telômero possui material  repetitivo e não codificante, ou seja, esta la para isso também. As células filhas herdam um telômero menor a cada divisão e quando esta perto de acabar o telômero, a célula entra em apoptose, a fim de evitar que apareçam  células com alterações genéticas graves. Então os filhos de uma pessoa já nasce com seu telômero mais curto do que seus pais? Não, porque existe uma enzima chamada telomerase que tem o poder de restaurar o telômero durante as divisões mitóticas, a telomerase esta ativa nas células germinativas que produzem espermatozóides e óvulos, assim essas células germinativas tem seus  telômeros 100% prontas para formar um novo ser vivo, assim a redução do telômero ocorre com o envelhecimento do ser vivo. A telomerase também se encontra ativa nas células neoplásicas, por isso a célula neoplásica recebendo alimento em condições controladas é praticamente "imortal", os telômeros destas células estão sendo regenerados a cada divisão pela telomerase.

GENES RELÓGIOS: Por exemplo o nematóide Caenorhabdis elegans possui  um gene chamado clk-1, este gene pode ter relação com alterações na taxa de crescimento e a regulação dos processos do desenvolvimento. Há tentativas intensas de localizar homólogos  desses genes nos mamíferos.


EVENTOS METABÓLICOS  E CAPACIDADE DE REPARO METABÓLICO REDUZIDO: Os chineses já diziam desde a antiguidade ao homem é dado certo número de respirações para toda vida. Vários experimetos com insetos e pequenos animais, comprovam o principio de que quanto mais intensa for a atividade metabólica, menor a longevidade. Por exemplo moscas que tiveram suas asas retiradas, vivem cerca de 50% mais que as moscas normais com asas, retirando as asas houve alta redução de metabolismo logicamente. E essa questão também esta ligada a restrição calórica, pesquisas com cobaias também comprovam que as cobaias criadas desde sempre com restrições calóricas na alimentação viveram muito mais do que outras da mesma espécie com alimentação normal. Estas duas pesquisas se interligam e a relação possivelmente esta na oxidação, ou melhor nos metábolitos reativos produzidos durante a oxidação celular os conhecidos RADICAIS LIVRES responsáveis por vários danos celulares, inclusive no próprio D.N.A, danos sérios a depender da quantidade e da produção destes radicais livres ai entra os mecanismos de reparo celular, mecanismos que reparam erros no D.N.A por exemplo e algumas patologias ou o próprio envelhecimento reduzem significativamente a capacidade de reparo do D.N.A, o que contribuirá para o envelhecimento celular e seus efeitos. Normalmente é o acumulo de radicais livres e seus danos ao longo do tempo um dos fatores de grande peso para o envelhecimento celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário