sábado, 28 de agosto de 2010

Degeneração gordurosa...

A degeneração gordurosa ocorre quando a célula parenquimatosa acumula gordura causando degeneração das funções celulares.

*Observação:  Célula parenquimatosa: É a célula especializada do tecido.
Estroma: Células que dão suporte ao tecido.

Quando a célula aumenta o tamanho pelo acumulo de gorduras, pode ocasionar redução do fluxo de sangue  e ficando mais sensíveis a substâncias lipossolúveis com tendência a reter estas substâncias.

A desnutrição protéica é um exemplo de uma causa que leva a degeneração gordurosa, a gordura é de característica apolar, mas o sangue é polar. Pela lei química apolar dissolve apolar e polar dissolve polar, assim apolar não se mistura com polar, isso seria um grande problema para a fisiologia do organismo, caso não existissem as lipoproteínas. Na engenharia do nosso corpo esse problema foi calculado, assim pessoas com saúde produzem estas lipoproteínas no fígado, que variam de acordo com a densidade, desde os quilomícrons até moléculas LDL(baixa densidade proteica) e HDL(alta densidade proteica), funcionam como transportadores da gordura pelo sangue, possuindo uma parte polar sendo a parte proteica que permite interação com o sangue, permitindo certa solubilidade e outra parte apolar para carregar o lipídio. Para o fígado fabricar essas lipoproteínas é preciso que a pessoa se alimente de proteínas, caso ocorra desnutrição protéica grave o organismo não produz as lipoproteínas como deveria, logo neste caso as gorduras tendem a se acumular nas células hepáticas do fígado(hepatócitos), pois a gordura vinda da alimentação passar pelo fígado para que ele empacote nas lipoproteínas e de lá vão os lipídios para todo o corpo, o fígado então fica gorduroso isso se chama esteatose hepática.

Histologicamente se pode observar o acúmulo de gorduras na célula de forma microvesicular( pequenas gotículas de gordura) ou macrovesicular( gotículas maiores). Na prática se observa que o padrão microvesicular esta associado a problemas mais graves.

A degeneração gordurosa pode ser:

ESTEATOSE : Triglicerídeos se acumulam( aspecto de bolhas ou vesículas)
LIPOIDOSE : Outro tipo de gordura se acumula( aspecto de cristais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário