sábado, 21 de agosto de 2010

Necrose

O que vem a ser necrose??  Quando se diz que ocorreu morte celular em determinado tecido, significa dizer que também esta necrótico? Não e a explicação é simples, se uma pessoa morre de parada cardíaca por exemplo, assim que  morre visivelmente  não tem aspectos de um cadáver, mas com o passar do tempo o corpo entra em degeneração, o mesmo vale para a célula, quando se recolhem células de um tecido que acabou de morrer  pra analisar histologicamente não verá diferenças em um microscópio comum. Mas com o passar do tempo essa oncose ou morte celular vai ficar visível histologicamente também e quando isso ocorre é porque o tecido entrou em necrose.

Logo a necrose é quando a morte celular esta visível. Todo tecido necrosado esta morto, mas nem todo tecido morto esta imediatamente necrosado. 

A necrose sempre decorre de uma lesão irreversível, a aparência do tecido que se atribui a necrose decorre de dois fatores: digestão enzimática celular e desnaturação das proteínas. As enzimas catalíticas tem origem nos próprios lisossomas das células mortas  autólise,  ou dos lisossomas de leucócitos que vem limpar o tecido nesse caso é heterólise. A necrose é um processo que leva horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário