sábado, 21 de agosto de 2010

Oncose e Apoptose!?

A descoberta da apoptose é recente para a nossa arte científica, vamos agora observar as diferenças básicas entre oncose(morte celular) e apoptose( morte programada??ou ultra-diferenciação celular?!) vejamos abaixo:

Oncose                                       Apoptose

1.Destruição sem energia           1.Gasta energia para o processo
2. Inflamação                             2. Sem inflamação
3. fagocitose pra "limpar"            3. fagocitose induzida por flip-flop(inversão das membranas)

Podemos concluir  que na oncose a célula sofre lesão, suas funções decaem até entrar em degeneração, não é preciso que a célula gaste energia neste processo, quando degenera o material que resta sempre causa inflamação por sua própria constituição bioquímica  criando esse tipo de reação.

Mas na apoptose estão envolvidos genes que estão sendo investigados e em si mesmo a apoptose resulta de uma série de eventos que gastam energia, gerados por determinados estímulos. Durante a apoptose a célula produz corpúsculos apoptóticos, pequenos pedaços de si mesma,  destinados a uma fagocitose especial, no qual ocorre o flip-flop da membrana plasmática,  se trata de inversão das camadas internas e externas, o fosfolipídio vira das camadas internas com a finalidade do reconhecimento precoce de células mortas por macrofágos e células adjacentes para a fagocitose, evitando liberação de restos celulares pró-inflamatórios. Reduzindo ao mínimo danos para o tecido circundante. O conceito de morte celular também esta sendo substituído por ultra-diferenciação celular, pois são os mesmo genes envolvidos na apoptose e diferenciação celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário