A descoberta da apoptose é recente para a nossa arte científica, vamos agora observar as diferenças básicas entre oncose(morte celular) e apoptose( morte programada??ou ultra-diferenciação celular?!) vejamos abaixo:
Oncose Apoptose
1.Destruição sem energia 1.Gasta energia para o processo
2. Inflamação 2. Sem inflamação
3. fagocitose pra "limpar" 3. fagocitose induzida por flip-flop(inversão das membranas)
Podemos concluir que na oncose a célula sofre lesão, suas funções decaem até entrar em degeneração, não é preciso que a célula gaste energia neste processo, quando degenera o material que resta sempre causa inflamação por sua própria constituição bioquímica criando esse tipo de reação.
Mas na apoptose estão envolvidos genes que estão sendo investigados e em si mesmo a apoptose resulta de uma série de eventos que gastam energia, gerados por determinados estímulos. Durante a apoptose a célula produz corpúsculos apoptóticos, pequenos pedaços de si mesma, destinados a uma fagocitose especial, no qual ocorre o flip-flop da membrana plasmática, se trata de inversão das camadas internas e externas, o fosfolipídio vira das camadas internas com a finalidade do reconhecimento precoce de células mortas por macrofágos e células adjacentes para a fagocitose, evitando liberação de restos celulares pró-inflamatórios. Reduzindo ao mínimo danos para o tecido circundante. O conceito de morte celular também esta sendo substituído por ultra-diferenciação celular, pois são os mesmo genes envolvidos na apoptose e diferenciação celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário