sábado, 28 de agosto de 2010

Degeneração proteica...

Ocorre com o acumulo de proteínas ou alterações no metabolismo proteico. Classificada como: Tumefação turva, degeneração hidrópica, gota úrica, degeneração hialina, são exemplos desse tipo de degeneração.

TUMEFAÇÃO TURVA E DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA QUAL A DIFERENÇA??: São quase a mesma coisa em seus efeitos, mas para alguns autores a tumefação turva se diferencia por ser causada por vírus. O que acontece é o acumulo de água na célula por falta de metabolismo protéico, pois a queda desse metabolismo protéico ou mesmo do metabolismo energético, causa uma queda da produção de energia da célula e uma das primeiras funções celulares a serem afetadas é a bomba de sódio e potássio, caso não funcione como deveria se desenvolve um desequilíbrio osmótico, levando ao acumulo de água na célula. Lembrando que na maioria das células 80% da energia celular é direcionada para manter a bomba de sódio e potássio. Por exemplo na degeneração hidrópica dos hepatócitos, eles acumulam água por causa da hipoxia que leva a  queda de energia, causando alteração da bomba de sódio e potássio como já explicado. Estas células enchem de água e ficam mais claras.

Na degeneração hialina se acumulam proteínas tanto no interior da célula como fora. Por exemplo no caso da proteínuria( proteínas aparecendo na urina)  e passa proteínas quando não devia passar pelo glomérulo renal, as células do tubulo contorcido proximal absorvem proteínas que passaram pelo glomérulo, no intuito de direcionar essas proteínas para o sangue novamente e essa absorção causa degeneração hialina nas células do tubulo, pois fazem uma função que normalmente não lhes cabe fazer, assim acumulam proteínas. A hipertensão também pode acumular  proteínas causando degeneração hialina, a alta pressão do sangue força entrada de proteínas nas células do endotélio( células que formam as paredes dos vasos), causando espessamento na túnica média do vaso.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário