sábado, 14 de agosto de 2010

Lesão celular...

Vamos agora estudar um dos pontos básicos da patologia o mecanismo de lesão celular:

A célula esta sujeita a receber estímulos constantemente levando para uma adaptação que não é lesão ainda, a hipertrofia  é um exemplo de adaptação, produção de melanina após a exposição da pele ao sol é um outro exemplo. Porém se este estímulo for intenso demais a célula apresenta incapacidade pra se adaptar, então se inicia a LESÃO. Que começa com alterações subcelulares, esta lesão pode ser REVERSÍVEL ou IRREVERSÍVEL. Voltando a exposição ao sol, quando se anda rapidamente no sol e depois se protege em algum lugar, ou seja, exposição rápida. Nesta exposição as células sofreram lesão, mas reversível, retirou-se a causa em tempo e a lesão não se tornou irreversível. Mas se o estímulo fosse mais prolongado, a exposição fosse maior, ultrapassaria o PONTO DE IRREVERSIBILIDADE. Tornando-se uma lesão irreversível e levando a ONCOSE(morte celular).

* Aqui vale uma obsevação da diferença dos termos ONCOSE e APOPTOSE. Nos dois casos ocorre morte celular, mas na oncose tem como causa uma lesão, na apoptose a causa é uma programação celular, ou planejamento, como vamos aprofundar mais em futuras postagens.

A medida que a lesão celular reversível  vai aumentando a função celular vai caindo. A lesão começa a nível ultra-estrutural( perceptível apenas em microscópio eletrônico,alterações mitocondriais por exemplo), depois de um tempo a nível de microscopia comum e só então depois a nível macroscópico, exemplo ao se bronzear no sol e horas depois se observa a queimadura.

* Aqui vão alguns termos dignos de atenção em microscopia:
Cariólise_ quebra do núcleo
Cariorrexe_ fragmentação do núcleo

Concluindo o estímulo pode ser físico, químico e etc. Este estímulo de alguma forma interfere na produção de ATP(molécula de energia da célula), sem energia as funções celulares vão cair e então necrose. Por exemplo um tecido com isquemia( sem circulação adequada de sangue) , não vai ter oxigênio suficiente que é necessário para produção de ATP. A falta de oxigênio induz as mitocrôndias( usinas celulares de energia), a dispararem substâncias  pra induzir a apoptose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário