quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O que ser patologia????

Se observarmos a etimologia da palavra pathos(doença), logia (estudo), afirmaremos que a patologia se encarrega de estudar as causas da doença, seu mecanismo e as alterações da função e  forma de determinado sistema, órgão, tecido ou célula que esteja em condição patológica. Logo existem quatro pilares principais da patologia:  CAUSA, MECANISMO, FUNÇÃO E FORMA.

ORDEM/CAOS:  A entropia é um estado de desorganização geral que existe e aumenta no universo. Todo organismo ou mesmo célula vai contra a entropia para manter a homeostasia(equilíbrio interno), ou seja, a entropia procura criar um grau de desordem universal, a célula enquanto viva vai contra a lei de entropia e não esta em equilíbrio com seu ambiente, para manter essa condição ela precisa gastar muita energia. Sem energia o caos se instala na célula.

Para se ter um bom entendimento de patologia é indispensável ter como requisito conhecimentos de fisiologia. É preciso entender como o corpo funciona em seu estado normal, para compreender os mecanismos de alteração dessas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário